Agora que minhas atividades paralelas deram uma acalmada, pude voltar meu foco ao que mais me interessa, ondas. Tivemos o primeiro swell da temporada aqui em Portugal neste fim de semana, pude ver a direita de Espinho funcionar e posso afirmar, É ANIMAL!!!
A previsão é boa para os próximos dias! Ojalá que se concretize.
Neste meio tempo, fiz uma visita à fábrica da Refresh (www.refreshboards.com), situada em Peniche, menos de 3 km de Supertubos, quer melhor local para teste que este?
Passei o dia com o Gato e o Barrela, proprietários da empresa, saí amarradão e não vejo a hora de pegar minhas pranchas novas. Vem novidades por aí!!! Gostaria de compartilhar com todos a satisfação que tenho com a oportunidade de experimentar diferentes “shapes” e materiais. Discutir e aprender com eles sobre a indústria, modelos, composição de materiais para depois testar tudo isso na água é incrível!!!
Para que tenham uma idéia do conhecimento desta dupla:
O Nuno José Bruno Pereira, “Barrela” como é conhecido, é quem aparece voando na foto dest post (fotógrafo: Gonçalo Patuleia Duarte "Patilhas"). Pega ondas desde 1989, como atleta foi capa da revista Vert em diferentes ocasiões e tem um histórico de viagens e competições bastante completo. Além de testar as pranchas, cuida da parte administrativa e faz um pouco de tudo na empresa.
Há 4 anos atrás fundou a Refresh Boards com o “Gato”. Carlos Manuel Quaresma Fernandes tem 20 anos de bodyboard e 15 como shaper. Já produziu pranchas para as principais marcas que entraram no cenário europeu, entre elas a Lazer, Toobs, Milk, Enigma, BSD e mais uma lista muito grande para descrever aqui. Além da arte na produção das “naves”, cuida da identidade visual da marca e aparece no vídeo acima, na realização do seu ofício.
Para aqueles que não tem idéia de como uma prancha de bodyboard é produzida. Este clipe é bastante instrutivo. O processo artesanal teve início 40 anos atrás com Tom Morey. Os principais nomes do mercado podem ser visualizados neste primeiro “rascunho” da árvore genealógica dos shapers de pranchas de bodyboard (além do Gato, gostaria de destacar o Kung, único brasileiro citado). A publicação do blog português “Palavras com Sal” faz um apanhado geral do desenvolvimento desta arte.
Abraço e até a próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário