domingo, 20 de julho de 2014

Las olas de allá!!!



Nesta publicação segue um pequeno relato sobre os mares que pegamos durante nossa breve viagem ao Uruguai. Na próxima, nada de ondas, apenas informações turísticas a respeito dos lugares, cultura e “otras cositas más”. Beleza? Então dale!
Bueno, por supuesto, sim!!! Encontramos ótimas ondas no Uruguai!


Desta vez nenhuma ondulação massiva, nada gigante, nada extraordinário. Porém, ondas consistentes, fundos de pedras e bancadas de areia bem formadas.



O país está com maior parte da sua costa voltada para o sudeste e sul geográficos. Mas, há cabos e pontas (puntas) de terra onde as praias em torno podem ter sua face para o leste, nordeste e norte. Com tempo e grana para gasolina é possível encontrar alguma onda interessante em algum pico.





Um ponto a destacar é a ótima qualidade das estradas locais. Acessíveis, tranquilas, bem sinalizadas e em bom estado. As estradas de chão batido que andamos foram “de boa” para transitar.
Começamos nossa busca no limite entre o oceano Atlântico e o Mar del Plata, em Punta del Este, onde La Plage (beachbreak) e La Gorgorita (fundo misto de pedras e areia junto à La Barra de Maldonado) quebraram muito divertidas. As fotos destas seções foram publicadas anteriormente.
Depois partimos para La Pedrera e La Paloma só que a ondulação que quebrou era desfavorável, assim como o vento. Havíamos visto no caminho uma onda muito interessante na saída da Lagoa de José Ignácio. Acabamos retornando para, finalmente, termos a melhor seção de ondas desta pequena “trip”.




Abaixo seguem algumas poucas, mas importantes, dicas gerais para uma viagem ao Uruguai.
- A água é MUITO fria, ao menos nesta época do ano. Leve, se possível, uma roupa de borracha 4,3mm. Gorros, luvas, botas e meias de neoprene podem fazer sua “queda” durar um pouco mais.
- Encontramos surfistas locais bastante amistosos.
- Aparentemente há diversas outras ótimas opções de ondas em todos os lugares que fomos. Muitos fundos de pedra espalhados.
- Pranchas de bodyboard maleáveis para os fundos de pedra e duras para os fundos de areia.
- Muito legal a grande quantidade de pessoas pegando onda de bodyboard! Crianças, jovens e adultos, principalmente na região de Punta del Este.

Hasta pronto!!!


Fotos: Natália Tedy.

4 comentários:

  1. belas fotos, Natália! Parabéns! Andre, és um excelente observador, detalhista, bem informado... focado no que interessa, apreciador da natureza!!! bj da tia Graça para os dois

    ResponderExcluir
  2. Show de bola o seu trabalho, sua vocação e principalmente o seu espírito bodyboarder! Parabéns e que muito sucesso e trips espetaculares se apresentem no seu caminho..abraço forte brother!
    Hassan Felix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo!!! Obrigado pela força!!!
      Muita onda boa pra nós todos!!

      Excluir