sexta-feira, 13 de julho de 2012

Boas novas!


Foram-se duas semanas de recuperação da operação a qual fui submetido, tá tudo certo! O doutor Norberto Martins acabou com uma hérnia inguinal que me acompanhou nos últimos seis anos. Aproveitei o tempo parado, longe das ondas, para tratar de uma dor no ombro que sentia desde que saí de Portugal em setembro do ano passado. Resultado dos exames: alteração morfológica da articulação acrômio-clavicular, identificando-se um edema ósseo. Alterações que podem estar relacionadas à reação por stress da articulação, devido à hipermobilidade. Tradução para um leigo como eu: 20 sessões de fisioterapia no ombro, ou seja mais tempo fora da água.
Desde que saí da casa dos meus pais, onze anos atrás, para viver perto do mar e das ondas, esta é a primeira vez que ficarei tanto tempo sem poder surfar. Um oceano de pensamentos e emoções inundou minha cabeça e coração nestas últimas semanas. Natural, eu diria. Logo tudo volta ao normal!
Como escrevi anteriormente, aproveitei este tempo de molho para dar atenção a outros projetos e trabalhos. Sempre gostei de ler e escrever, este foi um dos motivos da criação deste blog, por isso segue abaixo um dos meus devaneios nestes dias em terra firme.


PorTO do sol ALEGRE!

Passou-se um mês, sem que houvesse uma mínima chance de submergir na água salgada, sem uma única oportunidade de deslizar no mar. Fazer o que? Esperar. Mas, enquanto o habitual não retorna ao dia a dia, sinto falta do mar. Sinto falta das ondas. Da água salgada. E me pergunto: quantos meses mais passarão?
Respiro fundo, tento manter a tranquilidade. Espero ansioso por momentos ímpares. Espero como quem espera a próxima séria de ondas surgir no horizonte. Ofegante, extasiado, com medo e com vontade.
Neste meio tempo, PorTO ALEGRE, minha cidade. Entenda que viajei e viajo bastante por aí, mas o único lugar que posso chamar de minha cidade é Porto Alegre. Não, não tem mar, dele sinto falta quando estou por aqui. Não, não tem onda, acho que isso explica um pouco da minha ansiedade, hoje. Mas, neste meio tempo (ou seria tempo inteiro?), Porto Alegre cadencia o passar do... tempo.
Como os índios nativos ou os açorianos desbravadores, permaneço na minha fortaleza, junto a família. Estudo e trabalho alternativas. Estudo e trabalho os novos caminhos, os próximos passos. Brigo comigo mesmo, brigo com meu próprio ser e, também, com meu próprio pensar. Continuo cheio de gás, cheio de ideias, cheio de vontades. A ansiedade, parte do meu eu, brinca e sacaneia meu viver. A impaciência de uma recuperação física teima em minar, enfraquecer o psicológico. Ao mesmo tempo a internet e a televisão sufocam e alimentam, com sua artilharia pesada, as trincheiras da minha imaginação.
Estas duas, a tal da impaciência e a tal da ansiedade, alimentam uma angustia desnecessária, um “tenho que estar em movimento”, “tenho que fazer alguma coisa”. O frio desta época do ano é mais um covarde aliado destas duas. E tenta, com uma faca na mão, tombar o resto de força que tenho. Mas, como dizem por estas bandas, não tá morto quem peleia e, no berço, por aqui se aprende a ser peleador.
Enquanto não meto o pé na estrada, enquanto não meto o corpo na água salgada, vivo um suspiro a cada instante, como o prazer de soltar a fumaça do fumante. Sigo o sonho de respirar no interior de uma sala líquida e ovalada, de deixar nas praias do mundo minhas pegadas. Conformo a razão em esperar, conforto o coração no sonhar. É uma questão de tempo. Tempo para fortalecer o ombro, tempo pra cicatrizarem os cortes e pontos que ficarão como lembrança. Tempo de mais e tempo de menos no meu Porto do sol Alegre...



Foto do por do sol no Rio (Lago) Guaíba: Natália Tedy.

4 comentários:

  1. Boa recuperação meu camarada, que tudo corra o mais rápido possível para o seu retorno nas ondas, jah !! abração

    Jeff

    ResponderExcluir
  2. Toda a força para continuares nesse caminho teu que apenas tem de diferente agora a maneira de ser explorado, e que todos sabemos, tu mais que nós, te levará para onde sempre estás bem: as ondas do mar. :D Bj de melhoras. Ruth

    ResponderExcluir
  3. É isso ai meu brother, sabemos o quanto é difícil ficar longe de onde mais queremos estar... nas ondas... fica tranquilo, tudo na vida é passageiro, aproveita pra fortalecer a máquina, quando voltares vais por todas as energias contidas nesse tempo, Good vibes ai pra vc e logo logo estarás de volta!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pessoal!!! Uma alegria sentir a força de vocês!!! Valeu mesmo!!! Tô na Ilha, farei a fisioterapia por aqui. Não nas ondas, mas perto delas!!! Mando pra vocês as boas energias e pensamentos positivos!!! Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir