segunda-feira, 30 de julho de 2012

Mas, o que que eu tenho a ver com isso?


For my friends that don´t understand portuguese, please google translator!!!
Para los amigos que no comprendem el portugues, por favor, google traductor!!!



Aproveito a realização dos Jogos Olímpicos, o fato de ainda não poder explorar  os mares e lugares que tanto gosto e as eleições que se aproximam para divulgar um texto que escrevi, a pedido da minha cunhada, Cecília Rothermel Gonçalves Pinho. Ela entregou recentemente sua tese de mestrado na Universidade Lusófona de Lisboa (Portugal), antes disto me fez a seguinte pergunta:



Porque que tu achas que seria positivo a inserção de adolescentes na prática do surf e porque ajudaria a prevenir o abuso das drogas?


Cissa, visto que tua pesquisa está direcionada a adolescentes entre 10 e 14 anos e que o foco é a parte psicológica, não escreverei sobre os pontos positivos, da ótica física, ou fisiológica. Também pelo fato de eu não ter conhecimento teórico, nem estudo suficiente para opinar sobre as melhorias no sistema cardio respiratório, na produção de endorfina e outras mudanças que o corpo humano apresenta após a pratica esportiva. Tudo bem?
            Porém, partindo da premissa que quando há esforços direcionados os resultados são maximizados e mais proveitosos, escreverei um pouco do que vivo e vi durante as aulas praticas de surf, bodyboard e SUP na beira da praia.
Acredito que a inserção de adolescentes em projetos que contemplam as aulas de surf e ofereçam acompanhamento em outros áreas, como a psicologia por exemplo, são ferramentas de grande importância para o desenvolvimento de cidadãos de bem. Pessoas que exercerão com sucesso, caráter e responsabilidade seu papel perante a sociedade.
Mas, quais seriam os diferenciais do surf?
Bom, um deles é que a pratica do surf não impõe regras explícitas. Há, sim, um código de conduta que aprende-se de maneira empírica ou através de surfistas mais experientes. Porém, quando praticado de maneira recreativa, o que seria 100% dos casos no nível iniciante, não há pontuações, não há quadras, não há regras. Esta característica remete a sensação de liberdade, que bem explorada e com limites definidos, pode desenvolver a criatividade dos adolescentes, ao mesmo tempo que propicia bem estar e saúde.


Limites definidos passam pela consciência e respeito necessário que a força do oceano impõe, oferecendo crescimento e maturidade ao mostrar que não podemos controlar tudo. Ainda, ajuda a perceber que há desafios a serem vencidos, medos e riscos, que quando bem calculados, trabalham positivamente a auto estima e confiança do indivíduo.
Surfar é um esporte individual, de certo modo isto facilita sua prática, pois inexiste a dependência de outras pessoas para composição de uma equipe ou para atuação como adversário, por exemplo. Vontade própria e personalidade são características do ser humano que podem aflorar devido a atuação individualizada.
A praia e o mar, ou seja, o ambiente em que o surf é praticado está em constante mutação. Os ventos, as ondas, as marés, as correntezas requerem e aguçam habilidades, como a observação, compreensão, interpretação e adaptação às modificações impostas velozmente. Seria este um ponto para que a concentração seja trabalhada? Acredito que sim, pois influencia um contato mais íntimo consigo mesmo, com seu corpo e seus pensamentos. Cobra um relacionamento direto e intenso com a natureza, trazendo momentos de contemplação e socialização com aqueles que compartilham do mesmo gosto pelo esporte.


            Em suma, nas regiões litorâneas o surf demonstrou, com o passar dos anos, ser uma alternativa de esporte, estilo de vida e trabalho para a população. Pois, exerce papel fundamental na economia e modo de viver das cidades onde existem boas condições para sua pratica. Desta ótica, podemos visualizar um ciclo completo, onde o adolescente praticante descobre, experimenta, gosta e desenvolve. Compartilha com os amigos, a família. Aprende, constantemente, e pode optar por profissões que fazem parte do mercado do surf, onde passará adiante suas experiências provindas do esporte.

            Espero ter ajudado, peço desculpa pela falta de profundidade em alguns pontos abordados, bem como a falta de outros pontos importantes. Escrevi na corrida...

O título do estudo é:
 ANFETAMINAS E METANFETAMINAS, AS NOVAS DROGAS SOCIAIS. UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO A TOXICODEPENDÊNCIA DIRECIONADO AOS ADOLESCENTES.
Por motivos acadêmicos, estas são minhas relações profissionais e acadêmicas com o esporte: atleta de bodyboard. Instrutor de surf, bodyboard e SUP desde 2007 (Brasil e Portugal). Tecnólogo em Gestão de Negócios do Surf (2009, Univali/SC/Brasil).
Exemplos de trabalhos sociais muito bem realizados podem ser encontrados facilmente pela internet, mas cito aqui o Centro Cultural Escrava Anastácia e seu projeto "Procurando Caminho", pois é o que tive contato aqui em Florianópolis.
Mais informações no link: http://ccea.org.br/blog/?page_id=1892

4 comentários:

  1. parabéns pelo tema! muito bom!

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  2. ...
    "Os ventos, as ondas, as marés, as correntezas requerem e aguçam habilidades, como a observação, compreensão, interpretação e adaptação às modificações impostas velozmente. Seria este um ponto para que a concentração seja trabalhada? Acredito que sim, pois influencia um contato mais íntimo consigo mesmo, com seu corpo e seus pensamentos." ...
    André, adorei o texto e o tema!! Continua assim, melhorando cada vez mais! Me orgulho de te conhecer desde pequeninho. Grande "Dedé". Sucesso!! xxx

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  3. Muito obrigado Tia Vera!!!
    Uma enorme satisfação ler teu comentário!!!
    Grande beijo!!!

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